domingo, 22 de junho de 2008

Pasta de dente!

Não sei se alguém já tinha visto, mas vou botar aqui pq achei super dimais! Sempre foi uma grande dúvida minha, como será que as listras coloridas das pastas de dentes não se misturam?!?! Um blog pesquisou e esclareceu a minha dúvida :D

O Colgate Tripla Ação é constituído por uma base branca e quatro listras, sendo duas azuis e duas verdes:



- Como primeira etapa de envase, um robô coloca tubos vazios em suportes giratórios.

- Os cremes descem por tubulações separadas: creme verde, creme azul e creme branco.

- Um sensor acusa a presença do tubo e prepara o bico de enchimento para o envase.

- Bicos de enchimento entram nos tubos pelo fundo até alcançarem a região da tampa.

- Ao subir, cada bico enche o tubo com todas as cores ao mesmo tempo.

- Depois de cheio, o fundo do tubo é prensado e aquecido. O plástico derrete e forma-se uma espécie de solda.

- Na seqüência, informações de lote e data são impressos na área soldada.

- Nessa fase, rebarbas de plástico são retiradas.

Abaixo, temos um tubo cortado transversalmente:


Podemos ver que a quantidade de creme branco é maior que a de creme colorido:

O desenho do bico de enchimento é mantido após o envase:


É preciso um sincronismo de muitos fatores para que as listras saiam perfeitas.


Um tubo aberto no sentido longitudinal mostra a perfeição interna do conjunto:


O creme cortado em várias seções transversais mostra regularidade do creme envasado:

Devido ao estado semi-sólido do creme, viscosidade das bases, falta de espaço para homogeneização e principalmente o equilíbrio da fórmula, uma cor não invade o espaço da outra.



Sendo assim, o tubo fechado pode ser dobrado e amassado que a massa interna de creme acompanhará sem que as cores se misturem (desde que não haja exagero).

copiei daqui
Pudim de Beterraba

14 comentários:

didi disse...

mudou a minha vida...

Unknown disse...

MELHOR POST EVER!!!
eu tbm sempre quis saber isso, valeu didi :DDD
abraçao a todos

Ananda disse...

meeeu, mto legal isso :D
eu já quis cortá o tubo da pasta uma vez, mas minha mãe não deixou :(
auhsoaiushoauiahsoa

Anônimo disse...

aaaaai, adorei adorei!
sempre quis abrir uma pasta pra ver :D hahahaha
boooooooa diiiiii :*

mááário. disse...

confesso que nao li tudo
mas as imagens sao intrigantes!

Fefoss. disse...

pq a pasta de dente nao é preta? que preconceito..

Anônimo disse...

que massa ;D
pergunta: se espremer a pasta de dente inteirinha em linha reta, isso vai da quantos cm??
ahsuahsuahsuas
;**

zibruno disse...

hsuahsuhuah boa pergunta giulia!
galera do blog a pedido da giulia eu axo q nós deveriamos fazer esse e experimento!

quanto ao post:
nosssssssssssssssa q piraaaaaaaa velho, tipo eh logico q eu vo faze aki em casa!
=DD
abraazzzzzzzzzzzz

Fefoss. disse...

ta, vc que vai suja o chao da tua casa ai neh! hasuhasuhasuh

Mr. Loompa disse...

Esse post acabou com toda a graça e magia dos meus pensamentos sobre talvez um dos unicos mistérios remanecentes da minha infância.

Didi você é um bobão !

didi disse...

:(
não fica brabo comigo...

BiDa disse...

nunca havia pensado nisto!
E continuo nao pensando

Stefani Nascimento disse...

Sempre quis saber isso!!!
ontem á noite estava analisando a pasta q saiu
e veio essa duviida denovoo!!!

duvida tirada ;)

bjoo³³³³

Anônimo disse...

Parabéns, economizei alguns trocos agora. tava indo no mercado comprar uma pasta dessas pra sanar minha dúvida de infância e encontrei este blog no caminho, parabéns! :)